Coronavirus pode ser transmissível pela comida?

A ASAE através do seu Conselho Científico divulgou esta terça-feira um parecer oficial sobre o tema que preocupa a população mundial.

A pergunta que se impõe neste momento é:

Pode o novo tipo de coronavírus ser transmissível através da Comida?

Considerando todos os estudos científicos disponíveis até ao momento, “não existe evidências de qualquer tipo de contaminação através da ingestão de comida cozinhada ou crua”.

No entanto e aplicando o princípio da precaução, a ASAE informa que “o reforço das medidas de higiene e limpeza é altamente aconselhado porque as boas práticas reduzem claramente a concentração de vírus e diminuem eficazmente a probabilidade de contaminação”.

No caso de confeção e consumo de alimentos as medidas de higiene recomendadas são:

– Lavagem prolongada das mãos seguida de secagem apropriada recorrendo a papel descartável. (O fecho da torneira deve ser efetuado com o auxilio de um papel de utilização única).

– Desinfeção utilizando um produto apropriado para a indústria alimentar de todas as superfícies que entram em contacto com os alimentos, sendo elas utensílios, bancadas ou equipamentos.

– Evitar contaminação cruzada, isto é, entre comida crua e cozinhada.

– Cozinhar e empratar a comida respeitando as temperaturas ideais para a realização dessas tarefas.

– Não partilhar comida ou objetos entre pessoas durante a sua preparação, confeção e consumo.

“Em suma, não há evidência de que o novo tipo de coronavírus possa ser transmissível através da ingestão de comida, mas devem ser mantidas e reforçadas as medidas de prevenção de higiene pessoal e da cozinha seja em casa ou em contexto profissional.”

Poderá encontrar mais informação aqui.